Minha Cidade

INFORMAÇÕES E FOTOS DA CIDADE DE PONTA GROSSA – PARANÁ

A cidade de Ponta Grossa – Paraná, foi formada a partir do pouso de tropeiros que vinham do Rio Grande do Sul em direção a São Paulo no século XVIII. O povoado foi elevado à condição de Freguesia em 15 de setembro de 1823, por decreto de D. Pedro I. Em 07 de abril de 1855 foi elevada à condição de Vila e em 24 de março de 1862 elevada à categoria de Cidade.

Localiza-se a 117,70 km de Curitiba, a capital do Estado, tendo uma população censitária de 311.611 habitantes e grau de urbanização de 97,79%. Ponta Grossa é uma cidade que não pára de crescer. Atualmente, tem uma frota de  aproximadamente 140.000 veículos.

É também conhecida como “Princesa dos Campos Gerais”. Sua posição geográfica favorece o comércio e a indústria, já que é um dos mais importantes entroncamentos rodoferroviários do Brasil. 

A cidade de Ponta Grossa possui cenários naturais maravilhosos. A natureza  foi prodigiosa, plantando aqui paisagens de singular beleza.  Situada a uma altitude de 969 metros e com um território de 2.025.697 km², é uma cidade bonita, confortável e hospitaleira. O clima da cidade é o sub-tropical úmido mesotérmico, sendo que no inverno ocorrem  geadas.

Ruas e avenidas:

As várias ruas e  avenidas de Ponta Grossa, além de fazer a ligação entre os  diversos bairros, contam um pouco da história e  da cultura do nosso povo e apresentam um cenário que contrapõe o antigo e moderno. Confira algumas fotos: 

Praças e monumentos:

Ponta Grossa possui vários monumentos, tais como o Monumento à Bíblia, inaugurado em 1969  e que  foi o primeiro do mundo a homenagear as Escrituras Sagradas e o Monumento aos Tropeiros, uma obra composta de pintura em cerâmica, escultura em aço e moldagem em concreto, de autoria do artista Douglas Mayer, inaugurado em 2003 para  homenagear o tropeirismo e a origem do município.

O Parque Ambiental Manoel Ribas, localizado no centro da cidade, é o principal espaço de lazer da população princesina, inaugurado no ano de 1996. O Parque foi construído sobre o pátio da antiga estação ferroviária e é composto por quatro praças:  Praça do Ar,  Praça da Água, Praça do Fogo e Praça da Terra. Veja  as fotos de algumas praças e monumentos de Ponta Grossa:

Prédios históricos e teatros:

A cidade possui prédios de grande  beleza e valor históricos, tais como  a Estação Paraná (1894)  e a Estação São Paulo–Rio Grande (1899-1900),  hoje conhecida como Estação Saudade, ambas preservadas e tombadas. A chegada dos trilhos da ferrovia em Ponta Grossa no final do século XIX e início do século XX, foi um importante marco no desenvolvimento da cidade, que tornou-se um importante entroncamento ferroviário, trazendo um período de crescimento econômico para toda a  região.

Já o Cine Teatro Ópera foi construído em 1947, na esquina das ruas XV de Novembro e Augusto Ribas, no centro de Ponta Grossa, sendo reformado a reinaugurado em 2004. No espaço são exibidos filmes, musicais, danças, peças teatrais, etc. Mais fotos de prédios de grande  importância histórica e cultural:

Comércio:

Ponta Grossa possui um comércio forte e diversificado. O Shopping Palladium é o maior da cidade, inaugurado em 2003 e ampliado em 2011, conta com aproximadamente 200 lojas. Ponta Grossa tem ainda outros shoppings,  hipermercados, lojas, galerias. Veja algumas fotos:

Educação:

Tendo perfil de “Cidade Universitária”, Ponta Grossa possui instituições públicas e particulares de ensino superior. Como instituições públicas contamos com  a UEPG – Universidade Estadual de Ponta Grossa  e a  UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Já no setor privado, são diversas instituições de ensino superior com variadas opções de cursos. Veja mais:

Indústrias:

A cidade de Ponta Grossa possui o maior distrito industrial do interior do Estado do Paraná, sendo que atualmente conta com mais de 50 indústrias, atuando nos ramos de  extração de talco, pecuária, agroindústria, madeireiras, metalúrgicas, metal-mecânico, produtos alimentícios, têxteis, tais como: Monofil, Masisa, Makita, Heineken, Continental, Praimer, Tetra Pak, Beaulieu do Brasil, Cargill, Bunge, Batavia, Sadia, CrownCork, entre outras. Confira algumas fotografias: 

Turismo Ecológico:

Com um cenário natural maravilhoso, Ponta Grossa possui inúmeros atrativos turísticos imperdíveis. O mais conhecido é o Parque Estadual de Vila de Vila Velha, formado pelos Arenitos de Vila Velha, Furnas e Lagoa Dourada, localizado a 23 km da sede do município e que recebe turistas do mundo inteiro. Mas a cidade possui ainda muitos outros atrativos naturais como o Rio São Jorge, a Represa de Alagados, o Buraco do Padre, entre outros. Conheça algumas de nossas belezas naturais:

Outras fotos: 

 

 

As belíssimas fotos abaixo foram gentilmente cedidas pelo Fotógrafo Beto - Luiz Alberto (betofotografo@bol.com.br), a quem agradecemos por nos permitir mostrá-las aqui no Blog.

 

As informações desta página foram coletadas em diversas fontes, principalmente nos sites:

  • Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social: www.ipardes.gov.br
  • Prefeitura Municipal de Ponta Grossa: www.pontagrossa.pr.gov.br
  • Wikipédia: pt.wikipedia.org/wiki/Ponta_Grossa

As fotos postadas nesta página são  de autoria própria, com exceção da última galeria apresentada, cujas fotos são do fotógrafo Luiz Alberto. 

 

24 respostas para Minha Cidade

  • kauane comentou:

    Ponta Grossa e a cidade mais linda do pr.!

  • Priscila comentou:

    Ponta Grossa me parece ser uma cidade linda e com muitos pontos turísticos, também deve ser um bom lugar para morar com tranquilidade mas também com o comércio próximo.

  • Alexandre comentou:

    Ponta Grossa é uma cidade esplêndida! Fotos como estas apenas realçam mais o charme da cidade.

  • mara araujo comentou:

    olho essas fotinhas maravilhosas .. lembro de pessoa k eu mais amoo..MARCIO MENDES

  • Parabéns, PONTA GROSSA é uma cidade linda…preciso muito de uma bela fotografia do monumento do APRENDIZ esculpindo a pedra bruta que se encontra numa das praças da cidade, poderiam fazer a gentileza de mandar atraves de meu E-mail?Obrigado!

  • Joao comentou:

    Ponta Grossa, uma das cidades mais feias que conheço. Ruas sem asfalto, sem calçadas, terrenos sem capinar, trânsito caótico.

  • roselia souza silva comentou:

    LINDAS FOTOS SANDRA,. BELISSIMA CIDADE…ESTOU SERIAMENTE PENSANDO EM MUDAR P AI…VI CADA UMA COM OS OLHOS CHEIOS DE ESPERANÇAS DE UM DIA SER FELIZ AO LADO DO MEU ESPOSO AMADO,.
    NESTA CIDADE TAO LINDA…

  • paula bela comentou:

    fico olhando essa fotos…me lembro da minha paixão ..orlei

  • Adriane Vasco comentou:

    Aiiiii q saudades senti da minha terra natal, chorei muito vendo as fotos q me remeteram a minha infancia querida, a minha adolecencia muito bem vivida e aproveitada na minha querida Ponta Grossa. Amo Curitiba tbm onde vivo até hj e crio meus filhos mas eles como eu amam Ponta Grossa e todas as férias passam ai na casa dos tios e dos primos. Um dia aindavou voltar a morar em minha cidade natal. Q Deus vos abençoe sempre Sandra.

  • daniele c c a comentou:

    Ai q saudades. d Ponta grossa tó pensando seriamente em voltar adorei as fotos da cidade linda q nos temos.

  • Alcantara comentou:

    Ponta Grossa é uma cidade muito linda, estas fotos ficaram espetaculares, e captou bem a beleza da cidade, e um foto tirada de cima da cidade ficaria legal.

  • ParailioLourenço de Souza. comentou:

    Residí aí nessa linda e acolhedora cidade, nos idos de 1952. Trabalhei no Palace Hotel, e depois na Empresa Slaviero por mais de 12 anos. Me casei aí, tenho ainda muitos amigos que residem aí na cidade. Tenho muitas saudades, as fotos me fizeram voltar no tempo. Muito Obrigado. Souza. Cuiabá- Mato Grosso.

  • JOSE SEBASTIÃO ARANTES CORREA comentou:

    EU JOSE SEBASTIÃO QUANDO VIAJAVA FUI MUITO NESTA CIDADE E TENHO SALDADE A CIDADE É MUITO LINDA…
    SANDRA JA CONHEÇO SEU TRABALHO É MARAVILLHOSO…

  • Marcos Borkowski comentou:

    Olá! Muito legal o seu blog sobre a cidade, é importante este empenho em divulgarmos as coisas tão boas e importantes sobre Ponta Grossa. Gostaria de te convidar a conhecer o Blog Ponta Grossa, tudo de bom…, onde também o fizemos no sentido de propiciar aos visitantes momentos alegres e emocionantes a partir da sua história e fotos atuais e antigas. Parabéns! Equipe Blog Ponta Grossa, tudo de bom…, estamos neste endereço: http://pontagrossatudodebom.blogspot.com.br/

  • Aparecida Cleide Marques Prestes Salem comentou:

    Gostei muito de ver fotos da cidade de Ponta Grossa, é uma bela cidade…

  • Angelo Barradas comentou:

    Muito bom seu Blog, será que Ponta Grossa seria o cenário ideal para recomeçar uma vida aos 47 anos de idade, ao lado de um amor de 30 anos atrás, onde pudéssemos reescrever uma bela história, sem nos preocupar com os preconceitos e com os regionalismos, já que somos do norte do Brasil?

    • Adriane Vasco comentou:

      Com certeza Angelo.Ponta Grossa é uma cidade calma,serena, tranquila onde cada um cuida da sua vida, sao pessoas acolhedoras. Vc vai ter paz acredite.

  • Claudia Berti comentou:

    linda cidade espero se eu for morar ai q eu me de bm e faça muitas amizades.

  • Joel de Oliveira comentou:

    QUE DEUS TE ABENÇOE LINDA FLOR ……

  • elvis joinville sc comentou:

    acho linda a cidade d P Grossa, espero mesmo um dia morar ai….muito boas as fotos, parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Amanda comentou:

    gostei!!!
    só que aqui nao tem a altitude :/
    era o que eu precisava…
    mas gostei (:

  • ruth shafa comentou:

    Gostei do seu blog – Eu gosto muito de Ponta Grossa. Sou curitibana todavia residi na Colômbia. Quando retornei ao Brasil… vim morar aqui em PG.
    abraço
    Ruth Shafa (fotógrafa)

  • silvana sousa da silva comentou:

    lindas fotos tenho muita saudades dessa cidade maravilhosa muito bom ver essa fotos

  • silvana sousa da silva comentou:

    lindas fotos tenho muita saudades dessa cidade maravilhosa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>