"Página da Sandra"
Blog com mensagens, culinária, fé, ecologia, variedades…

O cristão deve fazer a diferença

601102_73040170Vivemos em um mundo caótico. A violência tem crescido e vemos notícias muito tristes:  feminicídios, assassinatos, corrupção, violência, etc.

Mas a Bíblia já nos alerta para isso:

“Devido ao aumento da maldade, o amor de muitos esfriará,  mas aquele que perseverar até o fim será salvo. “ (Mateus 24:12-13)

“Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis. Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios,  sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem,  traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus,  tendo aparência de piedade, mas negando o seu poder. Afaste-se também destes. “( 2 Timóteo 3: 1-5)

Porém, o comportamento de cristão deve ser diferente:

Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!” (2 Coríntios 5:17)

 “Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.” (Gálatas 2:20)

Não mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas  e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu  Criador.” (Colossenses 3:9-10)

Os textos acima nos ensinam que o cristão é transformado a partir de sua conversão, em uma nova criatura, segundo à imagem de Cristo. Isso não significa que deixamos de pecar. Mas, para o cristão o pecado deve ser um acidente, e não uma rotina. A santificação é um processo que só terminará no céu.

O cristão  deve ser sal e luz para o mundo.

“Vocês são o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens.  Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte.  E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Pelo contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa.   Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus”. (Mateus 5:13-16)

Assim, o cristão deve dar bom testemunho, fazer as boas obras, ser imitador de Cristo, para que através disso, Deus seja glorificado. Ser sal da terra e luz do mundo significa ter uma vida que glorifica a Deus e leva outras pessoas a seguir Jesus.

A função do sal é dar sabor à comida. Nossa vida deve ser como o sal. Jesus nos chamou para fazermos a diferença no mundo, através das boas obras. Sem o amor de Jesus, que se reflete em nossas ações, o mundo fica sem graça. Da mesma forma, nossas vidas devem iluminar todos à nossa volta. Precisamos deixar que a luz de Cristo brilhe em tudo que fazemos.

Os frutos do Espírito:

Quando aceitamos Jesus como  salvador, o Espírito Santo passa a morar dentro  de nós.  Isso transforma a nossa vida. Os frutos do Espírito são o resultado da ação do Espírito Santo na vida do convertido.

“Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,  mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.”  (Gálatas 5:22-23)

O cristão deve ter seu caráter moldado por Cristo.

O caráter é  conjunto de características e traços relativos à maneira de agir e de reagir de um indivíduo. O caráter está ligado às  atitudes e valores morais, ou seja, ao comportamento. Quem entrega a sua vida a Jesus, precisa permitir ser moldado pelo caráter de Cristo, ou seja,  o caráter cristão precisa ser moldado pelo Espírito Santo, tendo Jesus como exemplo.

 “Eu lhes dei o exemplo, para que vocês façam como lhes fiz.” (João 13:15)

No Sermão da Montanha, vemos algumas características daquele que tem o seu caráter moldado por Cristo.

“Bem-aventurados os humildes, pois eles receberão a terra por herança. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos. Bem-aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia. Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus. Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus.” (Mateus 5:5-9)

Mas, a principal característica do cristão deve ser o amor. A Bíblia descreve o amor como uma característica que distingue aqueles que são de Deus.

“Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros”. (João 13:35)

Entretanto, amar os amigos e a família é fácil.  Jesus nos deu como mandamento que  devemos amar os nossos inimigos e orar por aqueles que nos maltratam.

“Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem. ” (Mateus 5:44)

 Paulo, na Carta aos Coríntios,  nos descreve o amor verdadeiro:

“O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.” (1 Coríntios 13: 4-7)

Concluindo, quando dizemos que  “O cristão deve fazer a diferença”, podemos afirmar que o “O cristão deve amar”. Refletir  a imagem de Cristo. Jesus Cristo é a expressão maior do amor. Ele deu a vida por nós, sofreu e morreu na cruz por amor a todos nós. É Nele que devemos nos espelhar em todas as situações  de nossas vidas e , lembrar sempre, que assim como Ele venceu a morte e ressuscitou, assim também nós, que cremos, venceremos através da fé.

Comente este artigo

Bem Vindo!
É com imensa alegria que recebo sua visita em meu blog.
Fique à vontade, navegue pelos artigos e páginas e deixe seus comentários.
Meu perfil:

Sandra R. Wichert Cisco
Ponta Grossa - PR

Página pessoal criada em 2004, repaginada em 2015.

Calendário 2020
Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por email.

TOP 15:
Artigos por categoria
Pesquisa Bíblica