A Bíblia
1. O que é a Bíblia:
A palavra Bíblia veio do termo grego Biblos – que significa “rolo” ou “livro”. Na atualidade, a Bíblia é o conjunto de livros cujo texto é sagrado para os cristãos, pois nela está revelada a Palavra de Deus para os homens. A Bíblia é uma biblioteca composta por 66 livros, que foram escritos originariamente em hebraico, aramaico e grego, por um período aproximado de 1500 a 2000 anos. Os autores dos livros da Bíblia são aproximadamente 40 pessoas, originárias dos mais remotos e distintos lugares, profissões, culturas e classes sociais, tais como pastores, reis, profetas, juízes, pescadores, médico, entre outros.
Os livros da Bíblia são divididos em Antigo e Novo Testamento. O Antigo Testamento (AT) é composto por 39 livros, que narram desde a criação do mundo, as leis de Deus para os homens e a caminhada do povo de Israel, até as profecias sobre a vinda do Messias, entre outros assuntos. Já no Novo Testamento (NT), formado por 27 livros, é escrita a biografia de Jesus Cristo (evangelhos), a história da Igreja Primitiva (Atos), as epístolas (cartas) dirigidas às igrejas, e o Livro do Apocalipse, que significa “Revelação”, onde constam as profecias sobre os últimos dias. A divisão em capítulos e versículos, como é conhecida hoje, foi acrescentada muito mais tarde, visando facilitar a leitura.
Embora composta de 66 livros, a Bíblia forma um só Livro, em perfeita unidade em relação ao seu conteúdo, pois todos os livros se completam e servem a um único propósito. Do primeiro livro (Genesis) ao último (Apocalipse), o tema desenvolvido com perfeita consistência e sincronia é a criação do Universo por Deus, o pecado do homem e o maravilhoso plano de Deus para a redenção da humanidade através de seu Filho Jesus Cristo. A revelação de Jesus como Salvador dos homens é o tema central de toda a Bíblia.
A Bíblia é o livro mais lido no mundo, sendo traduzido para aproximadamente 2.500 línguas e dialetos e embora seja muito antigo, a sua mensagem continua atual, verdadeira e reveladora.
2. A Bíblia é verdadeiramente a Palavra de Deus:
Embora escrita por mãos humanas, a Bíblia foi inspirada por Deus. É Deus quem toma a iniciativa de trazer ao conhecimento dos seres humanos os seus planos, desígnios e propósitos. Inspiração significa “sopro divino”, ou seja, o próprio Deus, através do Espírito Santo, revelou aos homens aquilo que devia ser escrito na Bíblia. E isto é afirmado nas próprias Escrituras:
“Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver.” (II Timóteo 3:16 NTLH)
“Também agradecemos a Deus sem cessar o fato de que, ao receberem de nossa parte a palavra de Deus, vocês a aceitaram, não como palavra de homens, mas conforme ela verdadeiramente é, como palavra de Deus, que atua com eficácia em vocês, os que crêem.” (I Tessalonissenses 2:13 NVI)
“Porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens [santos] falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo.” (2Pedro 1:21 ARA)
“Na verdade, há um espírito no homem, e a inspiração do Todo-poderoso os faz sábios.” (Jó 32:8 ARC)
O próprio Jesus Cristo falou sobre as escrituras, citando a Lei e os Profetas (Antigo Testamento), confirmando a inspiração divina e reafirmando a exatidão da Palavra, quando disse que tudo que está escrito se cumprirá:
“Não pensem que eu vim para acabar com a Lei de Moisés ou com os ensinamentos dos Profetas. Não vim para acabar com eles, mas para dar o seu sentido completo. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: enquanto o céu e a terra durarem, nada será tirado da Lei — nem a menor letra, nem qualquer acento. E assim será até o fim de todas as coisas.” (Mateus 5:17-18 NTLH)
Uma das mais maravilhosas evidências da inspiração divina da Bíblia e de sua veracidade são as profecias cumpridas. São centenas de profecias bíblicas que se cumpriram, até nos menores detalhes. Com relação ao Messias, foram mais de 100, tais como:
– O Messias nascerá como criança: escrito aproximadamente 700 anos antes de Cristo.
“Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz.” (Isaías 9:6 NVI)
– O Messias nascerá de uma virgem e será chamado de Emanuel, que quer dizer Deus Conosco: escrito aproximadamente 700 anos antes de Cristo.
“Por isso o Senhor mesmo lhes dará um sinal: a virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e o chamará Emanuel.” (Isaías 7:14 NVI)
– Os pés e as mãos do Messias serão traspassados: descrito nos Salmos, entre 1410 a 430 anos antes de Cristo.
“Cães me rodearam! Um bando de homens maus me cercou! Perfuraram minhas mãos e meus pés”. (Salmos 22:16 NVI)
– O Messias será morto: escrito aproximadamente 700 anos antes de Cristo.
“Com julgamento opressivo ele foi levado. E quem pode falar dos seus descendentes? Pois ele foi eliminado da terra dos viventes; por causa da transgressão do meu povo ele foi golpeado.” (Isaías 53:8 NVI)
– o Messias chegará sobre um jumento: escrito aproximadamente 500 anos antes de Cristo.
“Alegre-se muito, cidade de Sião! Exulte, Jerusalém! Eis que o seu rei vem a você, justo e vitorioso, humilde e montado num jumento, um jumentinho, cria de jumenta.” (Zacarias 9:9 NVI)
Outra grande evidência da veracidade e inspiração da Bíblia, é que o próprio Jesus Cristo citava as Escrituras Sagradas em suas pregações. E foi através da citação das escrituras que Jesus respondeu a Satanás quando foi tentado no deserto. Confira:
“ Então o Espírito Santo levou Jesus ao deserto para ser tentado pelo Diabo. E, depois de passar quarenta dias e quarenta noites sem comer, Jesus estava com fome. Então o Diabo chegou perto dele e disse:
— Se você é o Filho de Deus, mande que estas pedras virem pão.
Jesus respondeu:
— As Escrituras Sagradas afirmam: “O ser humano não vive só de pão, mas vive de tudo o que Deus diz.”
Em seguida o Diabo levou Jesus até Jerusalém, a Cidade Santa, e o colocou no lugar mais alto do Templo. Então disse:
— Se você é o Filho de Deus, jogue-se daqui, pois as Escrituras Sagradas afirmam: “Deus mandará que os seus anjos cuidem de você. Eles vão segurá-lo com as suas mãos, para que nem mesmo os seus pés sejam feridos nas pedras.”
Jesus respondeu:
— Mas as Escrituras Sagradas também dizem: “Não ponha à prova o Senhor, seu Deus.”
Depois o Diabo levou Jesus para um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e as suas grandezas e disse:
— Eu lhe darei tudo isso se você se ajoelhar e me adorar.
Jesus respondeu:
— Vá embora, Satanás! As Escrituras Sagradas afirmam: “Adore o Senhor, seu Deus, e sirva somente a ele.”
Então o Diabo foi embora, e vieram anjos e cuidaram de Jesus.” (Mateus 4:1-11 NTLH)
A Bíblia é uma poderosa arma espiritual, uma espada com a qual lutamos contra o mal, escudo com o qual nos defendemos do inimigo.
O caminho de Deus é perfeito; a palavra do SENHOR é provada; é um escudo para todos os que nele confiam. (Salmo 18:30 ACF)
Toda a Palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele. (Provérbios 30:5 ACF)
Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; (Efésios 6: 13-17 ACF)
Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. (Hebreus 4:12 ACF)
Eu vos escrevi, pais, porque já conhecestes aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno. (1João 2.14ACF)
Outra importante evidência da veracidade bíblica são os achados arqueológicos. A Arqueologia é a ciência que estuda as coisas antigas, sendo que a Arqueologia Bíblica é especializada nos estudos de materiais antigos relacionados com os relatos bíblicos, através de técnicas como escavações e datações radiométricas. Através desta ciência foram comprovados muitos dos fatos históricos citados na Bíblia, como o Túnel de Ezequias, as Muralhas de Jericó, etc.
Um exemplo interessante é a “Estela de Merenptah”, encontrada nas ruínas do templo funerário do Faraó Merenptah em Tebas, e que contém a mais antiga referência por egípcios sobre a presença dos israelitas na terra de Canaã.
As cavernas de Qumrán, descobertas em 1947 por beduínos, compreendem um dos achados mais importantes de todos os tempos para a arqueologia bíblica, devido ao grande número de objetos, como papiros, manuscritos do Novo Testamento, e muitos outros elementos.
Assim, a Arqueologia tem sido grande aliada dos estudiosos da Bíblia, ajudando a confirmar o conteúdo das Escrituras e a exatidão de muitas passagens bíblicas, como a história dos reis e toda a narrativa dos patriarcas.
Portanto, não há como duvidar que a Bíblia é verdadeiramente a Palavra de Deus, onde seus planos são revelados para o homem.
3. A Bíblia é completa:
A Bíblia é uma obra completa, pois através dela todas as verdades são reveladas. É um engano achar que as Escrituras Sagradas são incompletas ou desatualizadas, ou que é necessário complementos ou atualizações. A Bíblia afirma que não há outro evangelho. Considere:
“Mas ainda que nós ou um anjo dos céus pregue um evangelho diferente daquele que lhes pregamos, que seja amaldiçoado! Como já dissemos, agora repito: Se alguém lhes anuncia um evangelho diferente daquele que já receberam, que seja amaldiçoado!” (Gálatas 1:8-9 NVI)
Perceba que o apóstolo Paulo, ao escrever para a igreja da Galácia, afirma que, mesmo que um anjo do céu apareça e pregue um outro evangelho, este deve ser amaldiçoado. Pois só existe um evangelho, não há outro. Também na carta aos Coríntios ele reafirma:
“O que receio, e quero evitar, é que assim como a serpente enganou Eva com astúcia, a mente de vocês seja corrompida e se desvie da sua sincera e pura devoção a Cristo. Pois, se alguém lhes vem pregando um Jesus que não é aquele que pregamos, ou se vocês acolhem um espírito diferente do que acolheram ou um evangelho diferente do que aceitaram, vocês o toleram com facilidade.” ( 2 Corintios 11:3-4 NVI)
Assim, Paulo alerta à igreja de Corinto que não se engane com as astúcias de Satanás e não se corrompa acreditando em mentiras, pois somente na Palavra de Deus está a verdade.
Na Bíblia encontramos as respostas para todas as situações da nossa vida. Através da Bíblia mantemos um relacionamento pessoal com Deus, pois o Espírito Santo age em nossas vidas por meio da Palavra. Desta forma, a Bíblia ensina, instrui, orienta, guia, consola, corrige, alimenta.
A Bíblia é inspirada por Deus, é alimento espiritual, é uma arma poderosa na batalha espiritual, é fonte de ajuda e orientação, é palavra de esperança, consolo e salvação. Nela está revelada “toda” a verdade. É uma obra completa, que nunca falha e que permanece sempre atual.
“A relva murcha, e as flores caem, mas a palavra de nosso Deus permanece para sempre”. (Isaías 40:8 NVI)
“Assim como a chuva e a neve descem dos céus e não voltam para eles sem regarem a terra e fazerem-na brotar e florescer, para ela produzir semente para o semeador e pão para o que come, assim também ocorre com a palavra que sai da minha boca: ela não voltará para mim vazia,mas fará o que desejo e atingirá o propósito para o qual a enviei.” (Isaías 55:10-11 NVI)
“Como dizem as Escrituras Sagradas: “Todos os seres humanos são como a erva do campo, e a grandeza deles é como a flor da erva. A erva seca, e a flor cai, mas a palavra do Senhor dura para sempre.” Esta é a palavra que o evangelho trouxe para vocês.” (!Pedro 1:24-25 NTLH)
E para concluirmos, citamos as palavras do próprio Jesus:
“O céu e a terra desaparecerão, mas as minhas palavras ficarão para sempre.” (Mateus 24:35 NTLH)
PENSE NISSO, E CREIA NA BÍBLIA!
Leia também:
"Assim diz o Senhor: Ponde-vos à margem no caminho e vede, perguntai pelas ...
Recebi este texto por email e não sei de quem é a autoria, mas achei impor...
Encontrei esta ilustração que fala da busca por uma vida em constante comun...
Difícil momento quando nos tornamos pais de nossos pais... Quando aqueles q...
Neste 12 de junho, dia dos namorados, vamos refletir um pouquinho sobre o a...
Muitas pessoas tem dificuldades para orar. Algumas, por acharem que Deus é ...
Dezembro chegou! As ruas da minha cidade já estão lindas e iluminadas pel...
O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura, perguntou: - V...
Fotos da Rodovia do Talco - PR 513, que liga Ponta Grossa ao Distrito de I...
Vivemos em um mundo caótico. A violência tem crescido e vemos notícias muit...
oi,sou nova integrante falar com JESUS,maravihloso é a palavra de JESUS.Enviada por DEUS, para aa nossa salvação.
Parabéns pelo blog JESUS te abençoe grandiosamente, e continue com esse trabalho de levar a palavra de DEUS. Visitem o blog JESUS QUER FALAR http://jesusquerfalar.blogspot.com/ em breve estara dispónivel o chat evangélico JESUS QUER FALAR. OBRIGADO.