A fábula do porco-espinho
Esta interessante fábula, exposta pelo filósofo alemão Arthur Schopenhauer em 1851, nos fala de relacionamentos. Leia e reflita!
‘Durante uma era glacial, muito remota, quando o Globo terrestre esteve coberto por densas camadas de gelo, muitos animais não resistiram ao frio intenso e morreram indefesos, por não se adaptarem as condições do clima hostil.
Foi então que uma grande manada de porcos-espinhos, numa tentativa de se proteger e sobreviver, começou a se unir, a juntar-se mais e mais. Assim cada um podia sentir o calor do corpo do outro. E todos juntos, bem unidos, agasalhavam-se mutuamente, aqueciam-se, enfrentando por mais tempo aquele inverno tenebroso. Porém, vida ingrata, os espinhos de cada um começaram a ferir os companheiros mais próximos, justamente aqueles que lhes forneciam mais calor, aquele calor vital, questão de vida ou morte. E afastaram-se, feridos, magoados, sofridos.
Dispersaram-se por não suportarem mais tempo os espinhos dos seus semelhantes. Doíam muito…
Mas, essa não foi a melhor solução: afastados, separados, logo começaram a morrer congelados.Os que não morreram, voltaram a se aproximar, pouco a pouco, com jeito, com precauções, de tal forma que, unidos, cada qual conservava uma certa distância do outro, mínima, mas suficiente para conviver sem ferir, para sobreviver sem magoar, sem causar danos recíprocos. Assim, aprendendo a amar, resistiram a longa era glacial. Sobreviveram.’
Arthur Schopenhauer
Temos muito a aprender com esta fábula!
É necessário aprendermos a conviver com os defeitos uns dos outros e até mesmo com as mágoas e feridas causadas pelo relacionamento com o próximo, por mais doídas que elas sejam…
O homem é um ser social. Somos demasiadamente frágeis para vivermos sozinhos. Precisamos uns dos outros.
Entretanto, não somos pessoas perfeitas, todos temos espinhos e diferenças que muitas vezes incomodam. Mas quando aprendemos a conviver com os defeitos dos outros e admirar as suas qualidades, aprendemos que juntos somos muito melhores.
Pense nisso!
Leia também:
Esta semana eu li um artigo muito interessante contando a história de um p...
Recebi este texto por email e não sei de quem é a autoria, mas achei impor...
Passamos por momentos turbulentos. Outro dia, postei em minha conta em uma ...
Nesta mensagem de Vinicius O. S. Guimarães, o autor tenta explicar através ...
Texto interessante... "Os tamanhos variam conforme o grau de envolvimento ...
"Não ajunteis para vós tesouros na terra; onde a traça e a ferrugem os co...
Durante todo o mês de maio, será realizado o movimento "MAIO AMARELO" , q...
Todos nós desejamos ter paz. Mas qual a diferença entre a "Paz dos homens"...
Para cada flor, um versículo bíblico. A sequência de versículos nas...
Passamos por momentos difíceis em nosso país. Uma crise política tem levad...
Comente este artigo