"Página da Sandra"
Blog com mensagens, culinária, fé, ecologia, variedades…

Egoísmo X Humildade

heart-in-my-hands-1183745O egoísmo é um atitude crescente em nossa sociedade. As pessoas tem demonstrado um amor exagerado aos seus próprios interesses e um comportamento voltado somente para si e para a ideia de levar vantagem em tudo. É comum escutarmos frases como: “Eu não recuo diante de nada para alcançar meus objetivos”, ou “O importante é ser feliz”, “Eu sou mais Eu”.

A Bíblia nos alerta sobre isso, quando Jesus fala aos seus discípulos sobre os sinais dos últimos dias: “Devido ao aumento da maldade, o amor de muitos esfriará”.(Mateus 24.12) Sim, este crescimento exagerado do egocentrismo é resultado da maldade e  da falta de amor ao próximo.

Entretanto, a humildade deve ser a marca do cristão, pois Jesus foi manso e humilde. “Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas”.  (Mt 11.29). A humildade é preciosa aos olhos de Deus. É um sentimento muito importante no coração de quem quer achegar-se a Cristo, quer segui-lo. Jesus nos dá um exemplo no Evangelho de Lucas. Veja:

“Quando alguém o convidar para um banquete de casamento, não ocupe o lugar de honra, pois pode ser que tenha sido convidado alguém de maior honra do que você.Se for assim, aquele que convidou os dois virá e lhe dirá: ‘Dê o lugar a este’. Então, humilhado, você precisará ocupar o lugar menos importante. Mas quando você for convidado, ocupe o lugar menos importante, de forma que, quando vier aquele que o convidou, diga-lhe: ‘Amigo, passe para um lugar mais importante’. Então você será honrado na presença de todos os convidados. Pois todo o que se exalta será humilhado, e o que se humilha será exaltado”. (Lucas 14.8-11)

Mas, o que é ser humilde?

  1. A pessoa humilde reconhece quem é em relação à Deus. Reconhece que todos somos dependentes de Deus para tudo.
  2. A pessoa humilde não necessita de fama ou de aplausos, não se embriaga com o poder ou busca o seu próprio louvor.
  3. A pessoa humilde tem interesse em proteger os direitos e interesses alheios.
  4. A pessoa humilde segue o exemplo de Cristo.

“Porque não é aprovado quem a si mesmo se louva, mas, sim, aquele a quem o Senhor louva.”(2 Coríntios 10:18)
“Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte.” (1 Pedro 5:6)
“Pois todo o que se exalta será humilhado; e o que se humilha será exaltado.” (Lucas 14:11).
“A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda.” (Provérbios 16:18)

Pense nisso!

Comente este artigo

Bem Vindo!
É com imensa alegria que recebo sua visita em meu blog.
Fique à vontade, navegue pelos artigos e páginas e deixe seus comentários.
Meu perfil:

Sandra R. Wichert Cisco
Ponta Grossa - PR
E-mail para contato: contato@hpbysandra.com.br

Página pessoal criada em 2004, repaginada em 2015.

Calendário 2019
Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por email.

TOP 15:
Artigos por categoria
Pesquisa Bíblica