"Página da Sandra"
Blog com mensagens, culinária, fé, ecologia, variedades…

Dica de passeio: Castro – PR

A  fundação da cidade  de Castro ocorreu em 1778, com forte origem no tropeirismo já que fez parte do Caminho  das Tropas que iam de  Viamão no Rio Grande do Sul  até Sorocaba em São Paulo,  nos séculos XVIII e XIX. Castro  já foi capital do Estado do Paraná, no período e janeiro a março de 1894, devido a Revolução Federalista, sendo revogada esta decisão em abril do mesmo ano. Considerada também a primeira cidade instituída na Província do Paraná  e,  por isso,  conhecida como a “Cidade Mãe do Paraná”.

Localiza-se a  159 km de Curitiba, a Capital do Estado,  e a  população da cidade, segundo o censo IBGE de 2010, era de 67.082 habitantes.

 

Possui o primeiro “Museu do Tropeiro” do Brasil, inaugurado em janeiro de 1977, que além de retratar a vida do tropeiro, apresenta documentos e objetos históricos, peças sacras, móveis, artesanato, etc.

Já a  “Casa de Sinhara”, localizada no centro histórico de Castro, apresenta aspectos interessantes do cotidiano das esposas dos tropeiros, sendo a única exposição deste tipo no Brasil. Possui um acervo de móveis, roupas, utensílios e objetos que retratam  a vida da mulher na época do tropeirismo.

A atividade agropecuária é  expressiva no município, com plantações  de soja, milho, feijão, batata, uva, etc.  A bacia leiteira da região é considerada a principal do Brasil em produtividade e qualidade genética. A “Colônia Castrolanda” foi fundada por imigrantes holandeses que vieram para o Paraná na década de 50. Em Castrolanda situa-se o maior moinho de vento da América Latina, com 37 metros de altura, o “De Immigrant”,  inaugurado em  2001 e o Museu da Imigração Holandesa. Acontece também a  Agroleite, que é é um evento técnico anual voltado à produção do leite.

Para quem gosta de caminhada, uma boa opção é o “Parque Lacustre”, localizado no centro de Castro. Local tranquilo, limpo e muito bonito, conta com lago, fonte, trilhas para caminhada, ciclovia.

O “Morro do Cristo” situa-se num dos pontos mais altos de Castro, e pode ser avistado de todos os lados da cidade e arredores. Sobre ele está uma estátua do Cristo Redentor e um mirante de onde se pode ver toda a cidade.

Está dada a dica. Visite Castro, aqui do ladinho de Ponta Grossa.

Comente este artigo

Bem Vindo!
É com imensa alegria que recebo sua visita em meu blog.
Fique à vontade, navegue pelos artigos e páginas e deixe seus comentários.
Meu perfil:

Sandra R. Wichert Cisco
Ponta Grossa - PR

Página pessoal criada em 2004, repaginada em 2015.

Calendário 2020
Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por email.

TOP 15:
Artigos por categoria
Pesquisa Bíblica