"Página da Sandra"
Blog com mensagens, culinária, fé, ecologia, variedades…

Dicas para economizar energia elétrica

lampadaEconomizar energia elétrica faz bem para o bolso e para o meio ambiente. Então confira algumas dicas para economizar energia no dia-a-dia:

1. Troque as lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes ou led. As lâmpadas fluorescentes compactas são 4 vezes mais econômicas e duram de 8 a 10 vezes mais que as incandescentes.Já as lâmpadas led são 12 vezes mais eficientes e podem reduzir até 90% do consumo de energia.

2. Ao sair do ambiente, sempre apague a luz. Adote dispositivos de detecção de presença para lâmpadas em áreas externas, por exemplo, assim você evita o desperdício.

3. Mantenha luminárias, globos e arandelas sempre limpos e use cores claras no teto e nas paredes internas da casa ou escritório. Assim o ambiente ficará mais claro e precisará de menos lâmpadas.

4. Evite usar aparelhos elétricos durante o horário de pico, ou seja, no horário de maior consumo de energia  que é das  18h às 21 horas.

5. Não deixe equipamentos ligados em modo de espera (stand-by). Desligue os aparelhos da tomada quando não estiverem sendo usados.

6. Evite o uso de benjamins. O acúmulo de aparelhos numa mesma tomada pode causar aquecimento e aumentar as perdas elétricas.

7. Na hora da compra, prefira eletrodomésticos com o Selo Procel, que indica ao consumidor quais são os modelos mais econômicos.

8. Na medida do possível, troque seu chuveiro elétrico por uma ducha eletrônica, que possui regulagem mais fina, permitindo controlar melhor  a temperatura do banho.

9. Evite banhos demorados e em horários de pico, colocando a chave seletora na posição verão, reduzindo o consumo em até 30%.

10. Regule a temperatura da geladeira na posição inverno, ajustando o termostato para evitar desperdício de consumo, e jamais  forre as prateleiras, pois isso exige esforço redobrado do eletrodoméstico.

11. Não instale a geladeira próximo a lugares quentes, como ao lado do fogão.

12. Evite abrir a geladeira muitas vezes ou deixar a porta aberta por muito tempo. Também não coloque alimentos ainda quentes dentro da geladeira. Isso exige maior esforço no resfriamento e gasta energia.

13. O monitor de vídeo  do seu computador é responsável por 70% do consumo de energia. Configure seu computador para desligar após alguns minutos sem utilização.

Comente este artigo

Bem Vindo!
É com imensa alegria que recebo sua visita em meu blog.
Fique à vontade, navegue pelos artigos e páginas e deixe seus comentários.
Meu perfil:

Sandra R. Wichert Cisco
Ponta Grossa - PR
E-mail para contato: contato@hpbysandra.com.br

Página pessoal criada em 2004, repaginada em 2015.

Calendário 2019
Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por email.

TOP 15:
Artigos por categoria
Pesquisa Bíblica