"Página da Sandra"
Blog com mensagens, culinária, fé, ecologia, variedades…

Economizando água

 
A Terra é formada por 70% de água, o que significa que  cerca de 2/3 do planeta são cobertos por este líquido indispensável para a vida. Entretanto, nem toda esta água  pode ser usada para o consumo humano. Cerca de 97%  da água  existente no planeta é salgada  e forma os oceanos e os mares. Cerca de 2% está nas grandes geleiras e apenas 1% de toda a água existente no planeta pode ser utilizada.
Uma única pessoa consome em média 3 litros de água por dia, 90 litros por mês e 1.080 por ano. O desperdício de  água é alarmante: uma família de quatro pessoas em que os membros escovarem os dentes três vezes ao dia, deixando a torneira aberta, gasta cerca de 150 litros de água tratada. Nos últimos anos houve um enorme  aumento da demanda e na diversificação do uso da água e ao mesmo tempo aumentou consideravelmente a poluição dos mananciais devido a descargas de detritos industriais,  venenos utilizados na agricultura, além de lixo e esgoto doméstico. O uso irracional e a poluição de rios e lagos, podem ocasionar a falta de água doce muito em breve, caso nenhuma providência seja tomada.
Alguns estudos mostram que 2 em cada 3 pessoas no mundo podem ficar sem água até 2025.  E não é tudo: sem água, a produção de alimentos também cai. Em média, 70% da água consumida no mundo, é utilizada para produção de alimentos. Se faltar água, também faltará comida.
O aquecimento global também é um fator agravante. Com  o aumento da temperatura mundial, podem ocorrer mais secas e o surgimento de desertos.

Mas, o que fazer?

Podemos  economizar água de diversas maneiras:  reutilizar a água da máquina de  lavar roupas para lavar o quintal e as calçadas, evitar vazamentos, lavar o carro apenas eventualmente, não lavar calçadas com água da torneira, apenas varrer, não instalar válvulas de descarga nos vasos sanitários e sim caixas de descarga, que são mais econômicas e produzem o mesmo resultado e conforto, manter a torneira fechada  enquanto escova os dentes, tomar banhos mais curtos, etc. Racionalizar o uso da água não siginifica ficar sem ela,  mas usá-la sem desperdício, considerá-la uma prioridade social e ambiental.
Quanto a poluição, não jogar lixo, garrafas, embalagens plásticas nos  rios, lagos, mares. Cobrar das autoridades governamentais ações mais efetivas quanto ao saneamento básico, tratamento de esgoto, coleta de lixo, etc.

Fonte:
www.brasilescola.com/biologia/poluicao-aguas.htm
www.cprh.pe.gov.br
www.suapesquisa.com/poluicaodaagua
www.redeambiente.org.br

Comente este artigo

Bem Vindo!
É com imensa alegria que recebo sua visita em meu blog.
Fique à vontade, navegue pelos artigos e páginas e deixe seus comentários.
Meu perfil:

Sandra R. Wichert Cisco
Ponta Grossa - PR
E-mail para contato: contato@hpbysandra.com.br

Página pessoal criada em 2004, repaginada em 2015.

Calendário 2019
Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por email.

TOP 15:
Artigos por categoria
Pesquisa Bíblica