Economizando água
A Terra é formada por 70% de água, o que significa que cerca de 2/3 do planeta são cobertos por este líquido indispensável para a vida. Entretanto, nem toda esta água pode ser usada para o consumo humano. Cerca de 97% da água existente no planeta é salgada e forma os oceanos e os mares. Cerca de 2% está nas grandes geleiras e apenas 1% de toda a água existente no planeta pode ser utilizada.
Uma única pessoa consome em média 3 litros de água por dia, 90 litros por mês e 1.080 por ano. O desperdício de água é alarmante: uma família de quatro pessoas em que os membros escovarem os dentes três vezes ao dia, deixando a torneira aberta, gasta cerca de 150 litros de água tratada. Nos últimos anos houve um enorme aumento da demanda e na diversificação do uso da água e ao mesmo tempo aumentou consideravelmente a poluição dos mananciais devido a descargas de detritos industriais, venenos utilizados na agricultura, além de lixo e esgoto doméstico. O uso irracional e a poluição de rios e lagos, podem ocasionar a falta de água doce muito em breve, caso nenhuma providência seja tomada.
Alguns estudos mostram que 2 em cada 3 pessoas no mundo podem ficar sem água até 2025. E não é tudo: sem água, a produção de alimentos também cai. Em média, 70% da água consumida no mundo, é utilizada para produção de alimentos. Se faltar água, também faltará comida.
O aquecimento global também é um fator agravante. Com o aumento da temperatura mundial, podem ocorrer mais secas e o surgimento de desertos.
Mas, o que fazer?
Podemos economizar água de diversas maneiras: reutilizar a água da máquina de lavar roupas para lavar o quintal e as calçadas, evitar vazamentos, lavar o carro apenas eventualmente, não lavar calçadas com água da torneira, apenas varrer, não instalar válvulas de descarga nos vasos sanitários e sim caixas de descarga, que são mais econômicas e produzem o mesmo resultado e conforto, manter a torneira fechada enquanto escova os dentes, tomar banhos mais curtos, etc. Racionalizar o uso da água não siginifica ficar sem ela, mas usá-la sem desperdício, considerá-la uma prioridade social e ambiental.
Quanto a poluição, não jogar lixo, garrafas, embalagens plásticas nos rios, lagos, mares. Cobrar das autoridades governamentais ações mais efetivas quanto ao saneamento básico, tratamento de esgoto, coleta de lixo, etc.
Fonte:
www.brasilescola.com/biologia/poluicao-aguas.htm
www.cprh.pe.gov.br
www.suapesquisa.com/poluicaodaagua
www.redeambiente.org.br
Leia também:
Maringá, cidade localizada no noroeste do Paraná, é conhecida como "Cidade...
O nível da emissão de gás carbônico na atmosfera é hoje o maior dos último...
Muito temos ouvido e visto na mídia a respeito do aquecimento global. Mas a...
Lançada pela Prefeitura Municipal de Ponta Grossa em abril deste ano, a cam...
Estamos na primavera e alguns poucos jacarandás enfeitam nossa cidade com c...
Você sabia que a FGV - Fundação Getúlio Vargas - oferta cursos online tot...
Conhecida por muitos nomes populares, como pinheiro-brasileiro e pinheiro...
O conceito de reciclagem, teve origem nos anos 70, com o início do processo...
Economizar energia elétrica faz bem para o bolso e para o meio ambiente. En...
Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduo...
Comente este artigo