"Página da Sandra"
Blog com mensagens, culinária, fé, ecologia, variedades…

Boato da aposentadoria aos 85 anos

Circula na internet uma série de postagens de pessoas indignadas com uma proposta do governo para mudar a idade mínima da aposentadoria para 85 anos (mulheres) e 95 anos (homens). Já assisti  vídeos de pessoas muito bravas, com xingamentos e  palavrões utilizados para expressar suas insatisfações com esta proposta que,  se fosse real, seria mesmo muito ridícula. Mas de onde surgiu esta ideia? Da falta de  entendimento  sobre uma  discussão que está realmente acontecendo sobre a substituição do fator previdenciário pela “fórmula 85/95″.

Entretanto, importante ressaltar que  “85/95” não corresponde à idade e sim  à uma fórmula composta pela somatória do tempo de contribuição previdenciária do trabalhador + a idade do contribuinte, que deve totalizar 85 pontos para mulheres e 95 pontos para homens.

Desta forma, uma mulher  com 55 anos de idade e 30 anos de contribuição somaria 85 pontos (55+30=85). Da mesma maneira, um homem com 60 anos de idade e  35 anos de contribuição  somaria 95 pontos (60+35=95). Assim, ambos teriam direito a aposentadoria integral, não sofrendo as perdas do fator previdenciário atual. Esta fórmula favorece as pessoas que começam a trabalhar muito jovens.

Deixando claro que estas alterações estão sendo discutidas e nada ainda está aprovado, mas é importante não sairmos por aí repassando informações erradas.

Comente este artigo

Bem Vindo!
É com imensa alegria que recebo sua visita em meu blog.
Fique à vontade, navegue pelos artigos e páginas e deixe seus comentários.
Meu perfil:

Sandra R. Wichert Cisco
Ponta Grossa - PR
E-mail para contato: contato@hpbysandra.com.br

Página pessoal criada em 2004, repaginada em 2015.

Calendário 2019
Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por email.

TOP 15:
Artigos por categoria
Pesquisa Bíblica