"Página da Sandra"
Blog com mensagens, culinária, fé, ecologia, variedades…

Plantar Árvores

O nível da emissão de gás carbônico na atmosfera é hoje o maior  dos últimos 420.000 anos este é um  dos principais fatores desencadeantes do  aquecimento global. Entretanto, é possivel neutralizarmos a emissão do carbono plantando árvores. Isto mesmo, plantando árvores! Pois elas transformam o gás carbônico em oxigênio, além de manter o clima mais ameno, propiciar um ambiente mais bonito, acolhedor e confortável, etc. A arborização dos espaços urbanos aumenta a qualidade de vida dos moradores de uma cidade, pois as plantas  também  contribuem na  retenção de materiais poluentes.  
As estimativas mostram que 70% da população brasileira vive em centros urbanos. As áreas verdes foram substituídas pelas construções e os centros urbanos são hoje caracterizados pela pavimentação e construções, que  impermeabilizam o solo não permitindo o escoamento das águas. Resíduos sólidos, despejos residenciais e industriais poluem e comprometem o solo urbano. Os materiais utilizados na pavimentação e nas  construções das cidades são vidros, cerâmicas,  asfalto e concreto, etc. Estes materiais absorvem os raios solares, tornando as cidades muito quentes. E há ainda a poluição atmosférica, a hídrica, a visual e a sonora, que tornam a qualidade de vida nos centros urbanos, pior do que em ambientes naturais.
É muito comum escutarmos pessoas dizendo que as árvores sujam as ruas com suas folhas, arrebentam as calçadas,  trazem riscos de quedas, etc. Estas são as principais desculpas de quem não aprova a arborização urbana. Mas, na verdade, as vantagens de uma cidade bem arborizada são muito maiores  que qualquer um destes supostos “problemas”. Os benefícios ambientais, sociais e estéticos da arborização são  enormes.  Podemos citar : proteção contra ventos, diminuição da poluição sonora, absorção de parte dos raios solares, sombreamento, ambientação à pássaros, absorção da poluição atmosférica,  etc
O equilíbrio no clima,  o controle da poluição, o conforto e a beleza, trazem para a população uma melhor saúde física e mental e  uma qualidade de vida superior.  As áreas verdes também  convidam à prática de atividades físicas como  as caminhadas,  por exemplo.  Alem disso, uma cidade mais bonita também atrai turistas, implementando o comércio e trazendo lucros.  Enfim, são inúmeros os benefícios e as vantagens. Faça o mesmo, plante uma árvore!

Comente este artigo

Bem Vindo!
É com imensa alegria que recebo sua visita em meu blog.
Fique à vontade, navegue pelos artigos e páginas e deixe seus comentários.
Meu perfil:

Sandra R. Wichert Cisco
Ponta Grossa - PR
E-mail para contato: contato@hpbysandra.com.br

Página pessoal criada em 2004, repaginada em 2015.

Calendário 2019
Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por email.

TOP 15:
Artigos por categoria
Pesquisa Bíblica