"Página da Sandra"
Blog com mensagens, culinária, fé, ecologia, variedades…

Ponta Grossa precisa de árvores!

Estamos na primavera e alguns poucos jacarandás enfeitam nossa cidade com cor e perfume. Como eu gostaria  de poder ver minha amada Princesa dos Campos com ruas arborizadas e floridas. Porém, parece que as pouquíssimas árvores que ocupam nossos espaços públicos estão cada dia mais raras, e as que ainda permanecem sofrem mutilações, com podas extremas que as transformam em   tocos secos.  É uma pena que nossa população ainda não tenha compreendido a importância de espaços verdes e quanto as árvores são importantes para a nossa qualidade de vida.

Abaixo, cito um texto que li, já há algum tempo,  em um  jornal local e que guardei com muito carinho, pois o autor, médico conhecido em nossa cidade, expressou exatamente aquilo que eu queria  falar.

Cidade verde, cidade esperança  –  Dr. Marcelo Maravieski

Entramos no outono, estação em que as folhas das árvores vão amarelando, muitas se espalhando pelas ruas, levadas pelo vento que vai esfriando nossa cidade. Mas para muitos de nós pontagrossenses a queda das folhas pode passar despercebida, pois são poucas as árvores a nos proteger, a ajudar na purificação de nosso ar ou a embelezar com vigor nossas ruas.
Ah, as árvores! Quantos benefícios trazem para nossa saúde, para nosso bem estar. Ou será que há quem não sinta falta da sombra de uma boa e acolhedora árvore ao caminhar em pleno verão pela maioria de nossas ruas.
Ah, as árvores! Como embelezam as ruas e avenidas de outras cidades onde as cultivam, e por tão bem cuidadas que o são, presenteiam às pessoas com uma variedade de tonalidades do verde esperança e inúmeras flores, com seus perfumes agradáveis que muitas vezes exalam e assim encantam a quem entre elas caminha.
Ah, Ponta Grossa! E lembrar que o nome de nossa cidade, conta uma lenda, deriva da relação de umas pombas com uma árvore. E pelo andar de sua existência, nossa cidade está deixando as árvores também tornarem-se uma lenda em nosso meio.
Quando será que teremos aqui um parque em homenagem as árvores? Ou será que boa parte da riqueza que foi e ainda é gerada em nossa cidade não tem sua origem nas árvores? Quando será que nossa sociedade passará a valorizar a necessidade de termos mais árvores ao nosso redor?
Precisamos despertar para essa necessidade! Precisamos planejar e expandir o pulmão de nossa cidade que está com uma expectativa de grande crescimento urbano, que se não contar com a presença de mais árvores, espalhadas por todos os cantos, nos brindará em alguns anos com um meio mais poluído, menos agradável aos olhos e ao coração! Ou alguém duvida que ao olhar, sentir, respirar, caminhar junto ao verde e sob a sombra de uma árvore está fazendo bem ao coração?
Árvore, para muitos um símbolo de vida! Que o verde de suas folhas seja o verde esperança a mobilizar a sociedade e nossos governantes na construção de uma cidade com muito, mais muito mais árvores, e assim mais saudável para todos nós!

Publicado em 04 de Abril de 2012 no site www.jmnews.com.br

Quem conhece outras cidades, tais como Maringá, Porto Alegre, Londrina,  ou mesmo nossa capital Curitiba com seus belos parques e bosques, percebe a diferença em caminhar por uma cidade agradável e bem arborizada. Será que esta realidade é tão distante para nós, pontagrossenses?

Fica aqui o meu pedido:  Eu quero uma cidade mais verde! E você?

Comente este artigo

Bem Vindo!
É com imensa alegria que recebo sua visita em meu blog.
Fique à vontade, navegue pelos artigos e páginas e deixe seus comentários.
Meu perfil:

Sandra R. Wichert Cisco
Ponta Grossa - PR
E-mail para contato: contato@hpbysandra.com.br

Página pessoal criada em 2004, repaginada em 2015.

Calendário 2019
Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por email.

TOP 15:
Artigos por categoria
Pesquisa Bíblica