"Página da Sandra"
Blog com mensagens, culinária, fé, ecologia, variedades…

Passeios

Sugestões interessantes de passeios em Ponta Grossa e no Paraná.

Dica de passeio: Castro – PR

A  fundação da cidade  de Castro ocorreu em 1778, com forte origem no tropeirismo já que fez parte do Caminho  das Tropas que iam de  Viamão no Rio Grande do Sul  até Sorocaba em São Paulo,  nos séculos XVIII e XIX. Castro  já foi capital do Estado do Paraná, no período e janeiro a março de 1894, devido a Revolução Federalista, sendo revogada esta decisão em abril do mesmo ano. Considerada também a primeira cidade instituída na Província do Paraná  e,  por isso,  conhecida como a “Cidade Mãe do Paraná”.

Localiza-se a  159 km de Curitiba, a Capital do Estado,  e a  população da cidade, segundo o censo IBGE de 2010, era de 67.082 habitantes.

 

Possui o primeiro “Museu do Tropeiro” do Brasil, inaugurado em janeiro de 1977, que além de retratar a vida do tropeiro, apresenta documentos e objetos históricos, peças sacras, móveis, artesanato, etc.

Continue lendo...

Colônia Witmarsum

Situada no município de Palmeira – PR,  a formação da Colônia Witmarsum deu-se em julho de 1951 por reimigrantes menonitas.  Ocupa uma área de aproximadamente 7.800 hectares e possui aproximadamente 1.500 habitantes. Seu nome remete à  cidade catarinense de onde seus fundadores menonitas migraram.

É um passeio agradável, repleto de belas paisagens e  casas no estilo germânico,  rodeadas de  jardins muito bem cuidados  e com  muitas flores.

Nas confeitarias da  colônia você pode experimentar o delicioso apfelstrudel, doce típico alemão feito de massa folhada e maçã, além  de diversas tortas, queijos, bolachas e  outros produtos coloniais.

Continue lendo...

Parque Histórico de Carambeí – PR

Já falei sobre o PHC  no post “Carambeí – PR: um município com marcante presença holandesa”, em 2011. Naquele momento, o Parque  Histórico de Carambeí ainda estava em construção e apenas  o Jardim e a  Casa da Memória estavam abertos para visitação. No post de hoje, adiciono novas fotos, com  a Vila Histórica e o Parque das Águas em pleno funcionamento.

O objetivo do Parque Histórico de Carambeí é preservar a memória da imigração holandesa na região dos Campos Gerais. É um museu ao ar livre, onde podemos contemplar várias réplicas arquitetônicas e objetos antigos doados pela comunidade e que demonstram  o estilo de vida dos colonos holandeses.

A Vila Histórica retrata as casas e as principais atividades dos imigrantes no início do século XX,  tais como a agricultura e pecuária, a religião,  a escola e o  comércio.

Já o Parque das Águas retrata  as tecnologias utilizadas pelos holandeses no controle da água, tais como diques, pontes, moinhos.

Continue lendo...

Museu de Arqueologia – PG

Na entrada do Museu você conhece o Papiro e a Flor de Lótus, plantas típicas do Egito.

Na entrada do Museu você encontra uma linda fonte com exemplares de  Papiro e  Flor de Lótus.

Uma ótima dica para as essas férias é conhecer o Museu de Arqueologia em Ponta Grossa. Trata-se de uma mostra particular composta por réplicas de peças arqueológicas  das culturas do Egito Antigo e América Pré-colombiana, tais como múmias, sarcófagos, cerâmicas, joias, etc.

Inaugurado em 11/04/2001, o museu está localizado na Rua José Joaquim da Maia nº 154, no Bairro de Oficinas, e funciona  por agendamento. A entrada é paga (R$10,00 por pessoa). Uma ótima opção para quem deseja conhecer um pouco mais sobre estas culturas e aprimorar seus conhecimentos sobre história antiga.  O telefone para agendamento de  visitas é (42) 3229-2109.

O Museu é um projeto do  arqueólogo e egiptólogo Moacir Elias Santos, com o objetivo de contribuir com a  educação e a cultura da comunidade em geral, servindo também como apoio didático para professores e estudantes da região.

Clique e confira algumas fotos…

Passeio em Itaiacoca

O Distrito de Itaiacoca, localizado à 30Km da sede do município de Ponta Grossa, na região Sudeste, é integrado pelas localidades de Barra Grande, Biscaia, Cerrado Grande, Campinas, Caeté, Imbuia, Mato Queimado, Princesa do Ribeirão de Cruz, Rio de Dentro, Roça Velha, Rio Bonito, Cerradinho, Sete Saltos, Anta Moura, Carazinho, Passo do Pupo, Conceição, Caçador dos Casemiros e Bairros dos Ingleses.

Região revestida de um cenário muito verde, com uma área bastante acidentada, apresenta vários pontos turísticos, como a Cachoeira da Mariquinha, Buraco do Padre, Morro da Pedra Grande, Furnas Gêmeas.

Entretanto, apenas um passeio por suas estradas para apreciar a linda paisagem da região já é muito agradável e relaxante.

Continue lendo...

Arenitos de Vila Velha (fotos)

Os “Arenitos” fazem parte do Parque Estadual de Vila Velha, sendo sua principal atração. É uma enorme coleção de grandes blocos de pedra esculpidos em formas   gigantescas que lembram figuras como o camelo, índio, noiva, garrafa, bota, esfinge e a famosa taça (símbolo do parque).  As formações rochosas lembram uma cidade medieval com castelos e torres, por isso é conhecida como Cidade de Pedra. A altura média das colunas e muralhas é de vinte a trinta metros.

O Parque (que é formado ainda pelas atrações  de Furnas e Lagoa Dourada) possui ótima estrutura para turistas, com recepção, banheiros, lanchonete e micro-ônibus para transporte dos visitantes. Durante a visita é possível fazer uma caminhada pelas trilhas e observar  a bela  paisagem, bem como a  fauna e a flora típica dos Campos Gerais.

Continue lendo...

Estância Hidromineral e Parque Ecológico Ouro Fino

ourofino0010A Estância Hidromineral Ouro Fino está  localizada na região de Bateias  no município de  Campo Largo/PR. É  um lindo Parque Ecológico com 600 mil m2  e extensa área de preservação ambiental,  ótima infraestrutura para os visitantes, com piscinas, trilhas, lanchonete, playground, etc. O Parque que abriga  várias  espécies raras de animais e plantas da região, sendo ainda a  sede da empresa de Água Mineral Ouro Fino.

Com uma estrutura excelente para os turistas, é possível fazer trilhas pela mata, visitar o criadouro de animais, utilizar as piscinas de água mineral e aproveitar  um espaço limpo, bonito e agradável. Passeio imperdível! A entrada custa R$ 25,00 por pessoa e o parque abre  para visitação de terça a domingo.

Mais informações pelo site: https://www.aguasourofino.com.br/estancia-hidromineral

Clique nas fotos abaixo para visualizar.     *Atualizado em janeiro de 2018.

Confira as fotos:

Museu Histórico de Palmeira – PR

Bem próximo a Ponta Grossa está a cidade de  Palmeira, que é um pequeno município localizado  a uma distância de 70 km da capital do estado, Curitiba, e contando com aproximadamente 32.125 habitantes (Censo IBGE 2010).

O Museu Histórico de Palmeira – PR, está instalado no “Solar Jesuíno Marcondes”, prédio construído em 1850 (aproximadamente). Nesta casa, Dom Pedro II dormiu enquanto esteve visitando o Paraná, juntamente com sua comitiva. O museu possui em seu acervo vários documentos, fotos e  objetos que fazem parte da história do Município de Palmeira.

Um passeio pelo museu é uma boa dica para o período de férias, pois trata-se de um lugar interessante e curioso que mostra a evolução do homem e da sociedade ao longo do tempo, bem como as características, pesquisas e evidências referentes a um local ou fato histórico.

Confira algumas fotos:

Parque de Vila Velha completa 60 anos

No dia 12 de outubro de 2013, o Parque Estadual de Vila Velha, completou 60 anos de sua criação. O Parque, que é considerado um símbolo da cidade de Ponta Grossa e um dos cartões postais do Estado do Paraná, recebe anualmente cerca de 60.000 visitantes do mundo inteiro e fica a 23 km da sede do município. Tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Estadual em 1966,  é a segunda unidade de conservação estadual mais visitada no Paraná, contando com 3,1 mil hectares e diversos atrativos:

Continue lendo...

Buraco do Padre – Ponta Grossa/PR

Um dos mais bonitos atrativos naturais de Ponta Grossa, o “Buraco do Padre” é uma furna, localizada no distrito de Itaiacoca, a aproximadamente 26 km do centro da cidade. É uma espécie de anfiteatro subterrâneo, que apresenta em seu interior uma cascata de 30 metros, formada pelo Rio Quebra Perna.

O nome do local  está relacionado aos padres jesuitas que costumavam frequentar o local para suas orações.

Continue lendo...

Rio São Jorge – Ponta Grossa/PR

O Rio São Jorge nasce a leste da cidade de Ponta Grossa e desemboca no Rio Pitangui, logo abaixo da barragem de Alagados. Um curso de água cheio de curvas que  possui grande número de cascatas, corredeiras e piscinas naturais, formando um cenário deslumbrante, sendo que  cachoeira principal tem cerca de 30m de altura.

A propriedade é  particular e está  distante apenas 17km do centro de Ponta Grossa,  com acesso pela Estrada do Alagados, possuindo banheiros e lanchonete. É cobrada uma pequena  taxa de entrada, mas vale muito a pena.

Continue lendo...

Tibagi – PR

Tibagi é uma pequena cidade  situada no interior do Estado do Paraná, na região dos Campos Gerais, distante a  216 km de Curitiba e com  aproximadamente 19.000 habitantes. O significado da palavra Tibagi vem do Tupi-Guarani e quer dizer “TIBA” = muito e “GY” = água.

Continue lendo…

Parque Ecológico da Klabin

Implantado em 1980 pela Empresa Klabin – a maior fábrica de papéis do país – o Parque Ecológico da Fazenda Monte Alegre fica no município de Telêmaco Borba – PR e conta  com uma área total de 11.196 ha, sendo 7.883 ha de florestas naturais da Mata de Araucária.

Continue lendo…

Carambeí – PR: um município com marcante presença holandesa

O município de Carambeí  está localizado a 15 km de Ponta Grossa e a aproximadamente 150 km da Capital do Estado. Sua fundação é recente, em 1997, e anteriormente pertencia ao município de Castro. O nome Carambeí significa “rio das tartarugas” na língua Tupi Guarani. Uma cidade bonita e muito agradável para passear,  Carambeí foi formada a partir da imigração holandesa, o que se pode perceber nitidamente na arquitetura de suas construções, nos belos jardins floridos, nos monumentos.

Continue lendo…

Passeio em Curitiba

Curitiba é a capital do Estado do Paraná.  Uma cidade muito bem arborizada, limpa, repleta de parques. Para quem não conhece a cidade, uma ótima opção é um passeio de Jardineira, que é um ônibus de dois andares sendo o andar superior com o teto aberto, e que passa pelos principais pontos turísticos da cidade. Mas para quem não quer depender da Jardineira, aí vão algumas sugestões, umas mais conhecidas, outras nem tanto:

Continue lendo...

Bem Vindo!
É com imensa alegria que recebo sua visita em meu blog.
Fique à vontade, navegue pelos artigos e páginas e deixe seus comentários.
Meu perfil:

Sandra R. Wichert Cisco
Ponta Grossa - PR
E-mail para contato: contato@hpbysandra.com.br

Página pessoal criada em 2004, repaginada em 2015.

Banner
banner_3
Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por email.

Estatísticas
Visitas hoje: 32
Visitantes online: 0
Seu IP:54.224.151.24
Em 2015:
84.096 visitas

Em 2016:
92.432 visitas
Artigos por categoria
Artigos sugeridos
Banner da Página
Banner do Site
Previsão do Tempo
Pesquisa Bíblica
Banner
Banner
Versículo Diário
Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda. (2 Timoteo:4:8)
Calendário
maio 2018
D S T Q Q S S
« abr    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031