"Página da Sandra"
Blog com mensagens, culinária, fé, ecologia, variedades…

Ecologia

Ecologia, meio ambiente, árvores, natureza.

A importância das árvores

importancia_arvores

Ampliar

Este tema tem sido muito debatido e  não há dúvidas que as árvores são fundamentais para a sobrevivência do nosso planeta. Mas,  nunca é demais falar sobre os inúmeros benefícios que as árvores trazem para a nossa vida.

Afinal, todo dia ouvimos falar de desmatamento  e mais árvores são cortadas, tanto nas florestas quanto nas cidades.  E também ouvimos todos os dias notícias como enchentes, tempestades, aquecimento global, mudanças climáticas… consequências do descaso da sociedade com o meio ambiente.

As árvores,  além  de lindas, proporcionam inúmeros benefícios à população, tais como:

Continue lendo...

Dengue, Zika e Chikungunya

Clique para ampliar

Clique para ampliar

O mosquito Aedes Aegypty agora também transmite outras doenças além da dengue: a febre chikungunya  e o Zika Vírus. Com o calor e o grande volume de chuvas o problema tende a agravar, já que basta um pouquinho de água parada para que o mosquito se reproduza.

Segundo o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde nº 03/2016, entre 04/01/2015 a 02/01/2016,  foram registrados 1.649.008 casos prováveis de dengue no país. A região Sudeste registrou o maior número de casos prováveis (62,2%) em relação ao total do país, seguida das regiões Nordeste (18,9%), Centro- Oeste (13,4%), Sul (3,4%) e Norte (2,1%).

O Informe Epidemiológico nº 08/2016 informou que até 09/01/2016 foram registrados 3.530 casos de microcefalia com suspeita de infecção  pelo  vírus  Zika,  distribuídos  em  21  unidades  federadas  e  724 municípios.

É preciso que todos colaborem no combate ao mosquito transmissor. Prevenir é  responsabilidade de todos nós .

No quadro ao lado, você pode ver algumas dicas de combate ao mosquito e também as diferenças entre as 3 doenças transmitidas pelo mosquito.

Para saber mais:

Tempo de decomposição do lixo

Clique para ampliar

Segundo  a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), a  geração de lixo no Brasil aumentou 29% entre os anos de 2003 a 2014, muito mais do que a taxa de crescimento populacional do país no mesmo período.

Os brasileiros jogam fora 76 milhões de toneladas de lixo, sendo que 30% poderia ser reaproveitado. Entretanto, apenas 3% vai para a reciclagem.

O descarte  incorreto de resíduos é um grande desperdício já que, hoje em dia, muitos materiais podem ser reciclados ou reutilizados, gerando lucro. Além disso, os resíduos descartados aumentam o volume de lixo nos aterros, e quando jogados nas ruas, entopem bueiros, causam enchentes e aumentam a proliferação de insetos, como o mosquito da dengue.

A tabela ao lado mostra o tempo necessário para a decomposição de alguns materiais. Estas informações podem variar de acordo com as condições do solo ou do ambiente em que  os materiais foram descartados, entretanto é possível termos uma ideia das consequências do descarte destes materiais  na natureza.

O que fazer para melhorar esta situação? REDUZIR, REUTILIZAR E RECICLAR.

Dicas para economizar energia elétrica

lampadaEconomizar energia elétrica faz bem para o bolso e para o meio ambiente. Então confira algumas dicas para economizar energia no dia-a-dia:

1. Troque as lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes ou led. As lâmpadas fluorescentes compactas são 4 vezes mais econômicas e duram de 8 a 10 vezes mais que as incandescentes.Já as lâmpadas led são 12 vezes mais eficientes e podem reduzir até 90% do consumo de energia.

2. Ao sair do ambiente, sempre apague a luz. Adote dispositivos de detecção de presença para lâmpadas em áreas externas, por exemplo, assim você evita o desperdício.

3. Mantenha luminárias, globos e arandelas sempre limpos e use cores claras no teto e nas paredes internas da casa ou escritório. Assim o ambiente ficará mais claro e precisará de menos lâmpadas.

4. Evite usar aparelhos elétricos durante o horário de pico, ou seja, no horário de maior consumo de energia  que é das  18h às 21 horas.

5. Não deixe equipamentos ligados em modo de espera (stand-by). Desligue os aparelhos da tomada quando não estiverem sendo usados.

Continue lendo...

05 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente

earth-and-green-and-yellow-909779-mData estabelecida pela Assembleia Geral da ONU em 1972, o dia 05 de junho é a data utilizada para sensibilizar e mobilizar a sociedade sobre a importância de respeitar, preservar e recuperar o meio ambiente.

O meio ambiente é composto por  todas as coisas vivas ou não que existem  em nosso Planeta, e que afetam  a vida dos seres humanos. Assim, envolve as condições físicas, químicas e  biológicas que influenciam,  permitem, abrigam ou controlam a vida em todas as suas formas.

Passamos por dias difíceis, quando nosso planeta sofre com poluição, falta de água, enchentes, deslizamentos, furacões, desmatamentos, mudanças climáticas, animais e plantas em extinção, excesso de consumo e de lixo, etc.

É preciso investir na conservação do meio ambiente, assumir uma postura de responsabilidade socioambiental, ter atitudes sustentáveis, mobilizar, sensibilizar… E esta missão é minha, sua, de todos nós. Faça a sua parte. Cuide do planeta!

Reciclagem em PG

sustentabilidadeO conceito de reciclagem, teve origem nos anos 70, com o início do processo industrial de reaproveitamento de materiais. Hoje quase tudo pode ser reciclado: papel, metal, vidro, plástico,  óleo de cozinha, entulho de construção, pneus.

Atualmente, o setor de reciclagem no Brasil movimenta cerca de R$ 12 bilhões/ano, sendo que mais de R$ 8 bilhões são perdidos anualmente, ou seja, não são reciclados porque que a maioria dos municípios brasileiros não possui serviços de reciclagem ou coleta seletiva. Apenas 32,3% das cidades possuem este tipo de serviço.

Em Ponta Grossa, dois programas municipais executam ações nesta área: o Feira Verde e o PEV.
Continue lendo...

Dia Mundial do Planeta Terra

Dia da TerraDia 22 de abril é o Dia Mundial do Planeta Terra. A origem da data está em 22/04/1970, quando a ativista ambiental  e senador norte americano  Gaylord Nelson convocou o primeiro protesto nacional contra a poluição no planeta.
Desde 1990, diversos países aderiram a data, organizando protestos  e manifestações ao redor do mundo pela preservação do meio ambiente e contra a poluição e a contaminação do meio ambiente.
O objetivo da data é criar uma consciência comum sobre os problemas ambientais,  refletir e pensar sobre como podemos cuidar de nosso planeta e ter ações mais sustentáveis.
Economizar água, economizar energia, plantar árvores, cuidar e respeitar a fauna e a flora, reciclar, reutilizar, são atitudes sustentáveis que podemos tomar no nosso dia-a-dia e que podem colaborar para preservar o nosso planeta. Afinal,  a Terra é o lugar onde moramos!

Salve as abelhas!

abelhaVários estudos em todo o mundo apontam para a diminuição da população de abelhas. Cientistas tem alertado para a grave consequência  que a extinção das abelhas pode trazer para o planeta, considerando que estes animais são responsáveis pela polinização de aproximadamente 80% dos produtos cultivados para a nossa alimentação, ou seja, sem abelhas haverá falta de alimentos.

No Reino Unido um apelo está sendo feito para a população para que salvem as abelhas. A Agência France Presse divulgou os cinco passos  que podem ajudar. São eles:

  • plantar mais flores, arbustos e árvores ricas em néctar e pólen;
  • deixar trechos de terra livres para o crescimento de plantas silvestres;
  • aparar a grama com menos frequência;
  • evitar perturbar ou destruir insetos aninhados ou em hibernação;
  • pensar cuidadosamente antes de usar pesticidas.

Continue lendo...

Nossas Araucárias

Conhecida por muitos nomes populares, como pinheiro-brasileiro e pinheiro-do-paraná, ou pelo  seu nome de origem indígena “curi”, a Araucária é a árvore símbolo do Estado do Paraná, estando presente no brasão oficial de  cidades como Ponta Grossa e Araucária, entre outros. Deu ainda origem ao nome da Capital do Estado do Paraná, Curitiba, que em tupi-guarani quer dizer muito pinheiro ou terra dos pinheirais.

Sua forma é única,  parecendo uma taça. Esta conífera dióica pode atingir alturas de  até 50m, com um diâmetro de tronco à altura do peito de 2,5 m. Intensamente explorada por seu alto valor econômico, sendo uma madeira utilíssima,  de alta qualidade para fabricação de móveis e boa matéria-prima para papel e celulose. Suas  sementes  são um alimento nutritivo e delicioso, o “pinhão”.

Continue lendo...

Sustentabilidade no dia-a-dia

Sustentabilidade é capacidade do indivíduo ou grupo de se manter em um ambiente sem causar impactos que possam interferir nas gerações futuras, ou seja,  a capacidade de  sustentar, manter e conservar este ambiente.  É através da sustentabilidade que os recursos naturais são utilizados de forma inteligente e são preservados para as gerações futuras. A falta de conhecimento e de respeito pelo meio ambiente pode trazer ao planeta consequências catastróficas.

Algumas atitudes simples que podemos tomar em nosso dia-a-dia podem fazer diferença para uma sociedade mais sustentável. Vamos a algumas dicas:

Continue lendo...

Dicas para economizar água

Recentemente, a ONU apresentou um relatório de estudos que concluíram que dentro de 15 anos, ou seja, até 2030, as reservas de água de todo o mundo poderão diminuir em até 40%.  Se atualmente, milhões de pessoas do mundo todo ainda não tem acesso à água potável e se o abastecimento tende a diminuir em até 40%, como ficaremos no futuro próximo?

Neste Dia Mundial da Água (22 de março) , precisamos lembrar que todos temos que fazer a nossa parte: governo,  empresas, sociedade. Cada um de nós,  individualmente, como cidadãos do mundo. Ninguém pode se dizer isento de responsabilidade.

Então, aí vão algumas dicas de como podemos economizar água no nosso dia-a-dia:

Continue lendo...

Cursos Gratuitos FGV

Você sabia que a  FGV – Fundação Getúlio Vargas –  oferta cursos online totalmente gratuitos em diversas áreas de conhecimento?

Por exemplo, o curso SUSTENTABILIDADE NO DIA A DIA, com carga horária de 12 horas,  aborda o ciclo completo de vida dos produtos e instrui sobre como consumir com responsabilidade, falando sobre temas importantes como a reciclagem e a reutilização de materiais, recursos renováveis e não renováreis, água, etc.

Estão disponíveis diversos outros cursos como Sociologia, Filosofia, Ética Empresarial, Gerenciamento de Projetos,  Finanças Pessoais, etc.

Link: http://www5.fgv.br/fgvonline/Cursos/Gratuitos

Boa oportunidade, não é? Fica a dica.

Carta escrita no ano 2070

Diante da recente crise de abastecimento de água no sudeste brasileiro, mais acentuado na cidade de São Paulo, lembrei-me desta mensagem publicada na revista biográfica “Crónicas de los Tiempos” e que coloquei  aqui no meu site em 2005.  Alerta mais do que atual…

“Estamos no ano 2070 e acabo de completar os 50 anos, mas a minha aparência é de alguém de 85.
Tenho sérios problemas renais porque bebo pouca água. Creio que me resta pouco tempo. Hoje sou uma das pessoas mais idosas nesta sociedade.
Recordo quando tinha 5 anos. Tudo era muito diferente. Havia muitas árvores nos parques, as casas tinham bonitos jardins e eu podia desfrutar de um banho de chuveiro por  cerca de uma hora.

Continue lendo...

Parque Ecológico Ouro Fino (novas fotos)

Já falei aqui no Blog, em outro post,  sobre  este parque lindíssimo localizado na região de Bateias, na cidade de Campo Largo – PR e também conhecido com Estância Hidromineral Ouro Fino.  O Parque conta com 9.000 km² e possui uma área de preservação ambiental que abriga várias  espécies raras de animais e plantas da região, sendo ainda a  sede da empresa de água mineral Ouro Fino.

Com uma estrutura excelente para os turistas, é possível fazer trilhas pela mata, visitar o criadouro de animais, utilizar as piscinas de água mineral e aproveitar de um espaço limpo, bonito e agradável.

Passeio imperdível.  A entrada custa R$ 25,00 por pessoa e o parque abre de terça a domingo.

Confira as fotos:

Ponta Grossa precisa de árvores!

Estamos na primavera e alguns poucos jacarandás enfeitam nossa cidade com cor e perfume. Como eu gostaria  de poder ver minha amada Princesa dos Campos com ruas arborizadas e floridas. Porém, parece que as pouquíssimas árvores que ocupam nossos espaços públicos estão cada dia mais raras, e as que ainda permanecem sofrem mutilações, com podas extremas que as transformam em   tocos secos.  É uma pena que nossa população ainda não tenha compreendido a importância de espaços verdes e quanto as árvores são importantes para a nossa qualidade de vida.

Abaixo, cito um texto que li, já há algum tempo,  em um  jornal local e que guardei com muito carinho, pois o autor, médico conhecido em nossa cidade, expressou exatamente aquilo que eu queria  falar.

Continue lendo...

Bem Vindo!
É com imensa alegria que recebo sua visita em meu blog.
Fique à vontade, navegue pelos artigos e páginas e deixe seus comentários.
Meu perfil:

Sandra R. Wichert Cisco
Ponta Grossa - PR
E-mail para contato: contato@hpbysandra.com.br

Página pessoal criada em 2004, repaginada em 2015.

Banner
banner_3
Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por email.

Estatísticas
Visitas hoje: 160
Visitantes online: 1
Seu IP:54.80.89.146
Em 2015:
84.096 visitas

Em 2016:
92.432 visitas
Artigos por categoria
Artigos sugeridos
Banner da Página
Banner do Site
Previsão do Tempo
Pesquisa Bíblica
Banner
Banner
Versículo Diário
Então, ou seja eu ou sejam eles, assim pregamos e assim haveis crido. (1 Corintios:15:11)
Calendário
junho 2017
D S T Q Q S S
« jan    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930