Variedades
Assuntos diversos
Natal do Parque Histórico de Carambeí
O Natal no Parque, que em 2019 está em sua 9ª edição, acontece de 30/11 até 22/12 no Parque Histórico de Carambeí. O parque está todo iluminado e conta com atrações musicais, teatrais e gastronômicas. Vale muito a pena conferir este que é um dos maiores eventos natalinos da região dos Campos Gerais. Para saber mais sobre a programação, visite o site oficial do PHC: www.aphc.com.br/natal.
Confira algumas fotos do Parque Iluminado:
Calendário 2018
Boas Festas!
Calendário 2017
1º de maio – Dia do Trabalho
O Dia do Trabalho é comemorado em 1º de maio, tanto no Brasil como em vários outros países do mundo, sendo que no Brasil é feriado nacional.
Segundo a história, tudo começou em 1886, com uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago (EUA), reivindicando a redução da carga horária de trabalho de 13 para 08 horas diárias. Neste dia, houve uma greve geral de trabalhadores nos EUA. Os protestos se estenderam e nos dias 3 e 4 de maio os conflitos entre policiais e manifestantes resultaram na morte de dezenas de pessoas.
A França foi o primeiro país a formalizar o feriado no dia 1º de maio de 1919, quando também foi estabelecida a jornada de trabalho de 08 horas diárias naquele país. Atualmente, a data é comemorada no Brasil, Portugal, Rússia, Espanha, França, e dezenas de outros países.
Aqui no Brasil, a data foi consolidada em 1925, após um decreto do presidente Artur Bernardes. A data marca ainda a instituição do salário mínimo (1940), a criação da Justiça do Trabalho (1941) e a criação da CLT (1943).
Parabéns a todos os trabalhadores pelo seu dia!
Dengue, Zika e Chikungunya

Clique para ampliar
O mosquito Aedes Aegypty agora também transmite outras doenças além da dengue: a febre chikungunya e o Zika Vírus. Com o calor e o grande volume de chuvas o problema tende a agravar, já que basta um pouquinho de água parada para que o mosquito se reproduza.
Segundo o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde nº 03/2016, entre 04/01/2015 a 02/01/2016, foram registrados 1.649.008 casos prováveis de dengue no país. A região Sudeste registrou o maior número de casos prováveis (62,2%) em relação ao total do país, seguida das regiões Nordeste (18,9%), Centro- Oeste (13,4%), Sul (3,4%) e Norte (2,1%).
O Informe Epidemiológico nº 08/2016 informou que até 09/01/2016 foram registrados 3.530 casos de microcefalia com suspeita de infecção pelo vírus Zika, distribuídos em 21 unidades federadas e 724 municípios.
É preciso que todos colaborem no combate ao mosquito transmissor. Prevenir é responsabilidade de todos nós .
No quadro ao lado, você pode ver algumas dicas de combate ao mosquito e também as diferenças entre as 3 doenças transmitidas pelo mosquito.
Para saber mais:
- Boletins do Ministério da Saúde: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/situacao-epidemiologica-dados-dengue
- Site da Campanha de Combate à dengue da Secretaria de Saúde do Paraná: http://www.dengue.pr.gov.br
Calendário 2016
Setembro Amarelo
Assim como o outubro rosa e o novembro azul, setembro é mês amarelo.O movimento SETEMBRO AMARELO foi criado para conscientizar a população sobre a realidade do suicídio e mostrar que existe prevenção em mais de 90% dos casos.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, a cada 40 segundos, uma pessoa se suicida no mundo.
O Brasil é o 8º país em número de suicídios no mundo. Em 2012 foram aproximadamente 12 mil casos, ou seja, uma média de 30 suicídios por dia.
O movimento Setembro Amarelo consiste em iluminar ou sinalizar locais públicos com faixas ou símbolos amarelos, visando chamar a atenção para este tema e enfrentar o tabu existente sobre o assunto, pois a prevenção se faz com informação clara e objetiva.
O Conselho Federal de Medicina – CFM e a Associação Brasileira de Psiquiatria elaboraram uma cartilha com informações importantes sobre o assunto, destinado a médicos e profissionais de saúde, visando identificar as situações de risco e prevenir os casos de suicídio.
Para acessar a cartilha “Suicídio: informando para prevenir”, clique aqui.
18 de maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
O dia 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-juvenil através da Lei 9.970 de 17 de maio de 2000. A razão da escolha desta data foi porque, neste dia, no ano de 1973, uma menina de 8 anos, na cidade de Vitória (ES), foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada, sendo que seu corpo apareceu somente seis dias depois, carbonizado. Seus agressores nunca foram punidos.
No ano de 2014 foram registradas 24.575 denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil, sendo que, desses casos, 19.165 foram de abuso e 5.410 de exploração sexual infantil.
É preciso convocar e mobilizar a sociedade brasileira para a luta contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. Precisamos combater essa dura e triste realidade.
Operário Ferroviário: Campeão Paranaense 2015
Fundado em 1º de maio de 1912, o Operário Ferroviário Esporte Clube é o segundo mais antigo clube de futebol do Estado do Paraná ainda em atividade, sendo a única equipe profissional da cidade de Ponta Grossa/PR e tendo a maior torcida do interior do Estado.
A cidade de Ponta Grossa é considerada como o berço do futebol paranaense, pois foi em 1909 no campo do Jockey Club Pontagrossense que aconteceu o primeiro jogo de futebol oficial da história do Paraná, entre pontagrossenses e curitibanos, com vitória dos pontagrossenses.
O Operário nasceu junto com a ferrovia, que na época era o principal meio de transporte de passageiros e de cargas do país. Os trabalhadores da Rede Ferroviária se reuniam para praticar o esporte ainda de forma amadora em um campo no bairro de Vila Oficinas. O interesse pelo futebol cresceu tanto que deu origem ao clube.
Em 2015 o Operário (chamado carinhosamente pela torcida de Fantasma) enfim conquista seu 1º título de CAMPEÃO PARANAENSE. Uma grande conquista e uma imensa alegria para a torcida que fez uma enorme festa para comemorar. Parabéns Operário! Parabéns Ponta Grossa!