"Página da Sandra"
Blog com mensagens, culinária, fé, ecologia, variedades…

Variedades

Assuntos diversos

Calendário 2017

Três modelos de calendário para você baixar, imprimir e utilizar em seu mural,  caderno ou onde quiser.

calendario 2017 bcalendario 2017Sem título 1

1º de maio – Dia do Trabalho

objetos-3-1623847O Dia do Trabalho é comemorado em 1º de maio, tanto no  Brasil como  em vários outros países do mundo, sendo que no Brasil é feriado nacional.

Segundo a história, tudo começou em 1886, com uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago (EUA), reivindicando a redução da carga horária de trabalho de 13 para 08 horas  diárias. Neste dia, houve uma greve geral de trabalhadores nos EUA. Os protestos se estenderam  e nos  dias 3 e 4 de maio os conflitos entre policiais e manifestantes  resultaram na morte de dezenas de pessoas.

A França foi o primeiro país a formalizar o feriado no dia 1º de maio de 1919, quando também foi estabelecida  a jornada de trabalho de  08 horas diárias naquele país. Atualmente, a data é comemorada  no Brasil, Portugal, Rússia, Espanha, França,  e dezenas de outros  países.

Aqui no Brasil, a data foi consolidada em 1925,  após um decreto do presidente Artur Bernardes. A data marca ainda a instituição do salário mínimo (1940), a criação da Justiça do Trabalho (1941) e a criação da CLT (1943).

Parabéns a todos os trabalhadores pelo seu dia!

Dengue, Zika e Chikungunya

Clique para ampliar

Clique para ampliar

O mosquito Aedes Aegypty agora também transmite outras doenças além da dengue: a febre chikungunya  e o Zika Vírus. Com o calor e o grande volume de chuvas o problema tende a agravar, já que basta um pouquinho de água parada para que o mosquito se reproduza.

Segundo o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde nº 03/2016, entre 04/01/2015 a 02/01/2016,  foram registrados 1.649.008 casos prováveis de dengue no país. A região Sudeste registrou o maior número de casos prováveis (62,2%) em relação ao total do país, seguida das regiões Nordeste (18,9%), Centro- Oeste (13,4%), Sul (3,4%) e Norte (2,1%).

O Informe Epidemiológico nº 08/2016 informou que até 09/01/2016 foram registrados 3.530 casos de microcefalia com suspeita de infecção  pelo  vírus  Zika,  distribuídos  em  21  unidades  federadas  e  724 municípios.

É preciso que todos colaborem no combate ao mosquito transmissor. Prevenir é  responsabilidade de todos nós .

No quadro ao lado, você pode ver algumas dicas de combate ao mosquito e também as diferenças entre as 3 doenças transmitidas pelo mosquito.

Para saber mais:

Calendário 2016

Dois modelos de Calendário 2016 para você imprimir e usar. Clique sobre a imagem para ampliar e salvar.

calendario_2016_versiculos calendario_2016_vilavelha

Cole em seu mural, na mesa de trabalho, no caderno, na agenda, enfim, onde quiser.

Aproveite!

(OBS:calendário corrigido)

Setembro Amarelo

setembro amarelo

Assim como o outubro rosa e o novembro azul, setembro é mês amarelo.O movimento SETEMBRO AMARELO foi criado para conscientizar a população sobre a realidade do suicídio e mostrar que existe prevenção em mais de 90% dos casos.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a cada 40 segundos, uma pessoa se suicida no mundo.

O Brasil é o 8º país em número de suicídios no mundo. Em 2012 foram  aproximadamente 12 mil casos, ou seja, uma média de 30 suicídios por dia.

O movimento Setembro Amarelo consiste em iluminar ou sinalizar locais públicos com faixas ou símbolos amarelos, visando chamar a atenção para este tema e enfrentar o tabu existente sobre o assunto, pois a prevenção se faz com informação clara e objetiva.

O Conselho Federal de Medicina – CFM e a Associação Brasileira de Psiquiatria elaboraram uma cartilha com informações importantes sobre o assunto, destinado a médicos e profissionais de saúde, visando identificar as situações de risco e prevenir os casos de suicídio.

Para acessar a cartilha “Suicídio: informando para prevenir”, clique aqui.

Padaria Drive Thru

padariaexpressNa última semana Ponta Grossa ganhou um novo estabelecimento comercial com uma proposta interessante. Trata-se de uma padaria com atendimento drive thru.

Instalada em um container e com o slogan “Primeira Padaria Drive Thru do Sul do Brasil”, o estabelecimento é uma novidade e está fazendo sucesso. A comodidade de comprar sem precisar sair do carro ou procurar vaga de estacionamento é o diferencial deste novo conceito. Basta parar o carro em frente à cabine de atendimento,  fazer o pedido  e  retirar e pagar o produto na próxima cabine.

Eu experimentei o atendimento e realmente é muito rápido  e prático. É possível comprar pães, pão de queijo, bolos, tortas, salgados e muito mais.  Aprovadíssimo!

18 de maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

cartaz_18maio

O dia 18 de maio foi instituído como o  Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-juvenil através da Lei 9.970 de 17 de maio de 2000. A razão da escolha desta data foi porque,  neste dia, no ano de 1973, uma menina de 8 anos, na cidade de  Vitória (ES), foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada, sendo que seu corpo apareceu somente seis dias depois, carbonizado. Seus agressores nunca foram punidos.

No ano de  2014 foram registradas 24.575 denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil, sendo que, desses casos, 19.165 foram de abuso e 5.410 de exploração sexual infantil.

É preciso convocar e mobilizar a sociedade brasileira para a luta contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. Precisamos  combater essa dura e triste realidade.

Continue lendo...

Livros para colorir: amei!

livro_colorirDiante da onda dos livros para colorir, não resisti. Adquiri o meu exemplar e uma bela caixa de lápis de cor e fui pintar. E descobri porque os livros viraram febre no mundo inteiro. É mesmo uma delícia!

Eu não pintava há bastante tempo… Confesso que me senti meio criança comprando um livro para colorir. Mas logo vi que realmente é uma ótima atividade para aliviar o estresse, esquecer de tudo e soltar a imaginação.

Com ilustrações cheias de detalhes e com inúmeras possibilidades criativas,  “Jardim Secreto”  da autora britânica Johanna Basford , o livro que eu escolhi, já vendeu mais de 1,5 milhão de cópias mundo afora.

Eu gostei muito da minha aquisição. Com certeza renderá horas de muita diversão e relaxamento.  Para quem anda nervoso, estressado, ou mesmo só buscando alguma atividade diferente,  eu recomendo. E você, já tem o seu? Comente.

Operário Ferroviário: Campeão Paranaense 2015

operarioFundado em 1º de maio de 1912, o Operário Ferroviário Esporte Clube é o segundo mais antigo clube de futebol do Estado do Paraná ainda em atividade, sendo a única equipe profissional da cidade de Ponta Grossa/PR e tendo a maior torcida do interior do Estado.

A cidade de Ponta Grossa é considerada como  o berço do futebol paranaense, pois  foi em 1909 no campo do Jockey Club Pontagrossense que aconteceu o primeiro jogo de futebol oficial da história do Paraná, entre pontagrossenses e curitibanos, com vitória dos pontagrossenses.

O Operário nasceu junto com a ferrovia, que na época  era o principal meio de transporte de passageiros e  de cargas do país. Os trabalhadores da Rede Ferroviária se reuniam para praticar o esporte ainda de forma amadora em um campo no bairro de Vila Oficinas. O interesse pelo futebol cresceu tanto que deu origem ao clube.

Em 2015 o Operário (chamado carinhosamente pela torcida de Fantasma) enfim conquista seu 1º título  de CAMPEÃO PARANAENSE. Uma grande conquista e uma imensa alegria para a torcida que fez uma enorme festa para comemorar.  Parabéns Operário!  Parabéns Ponta Grossa!

Maio Amarelo – Atenção Pela Vida

10 Dicas de segurança no trânsitoDurante todo o mês de maio, será realizado o movimento  “MAIO AMARELO” ,  que visa chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

O mês será marcado por ações de conscientização e reflexão procurando acionar cada cidadão a adotar um comportamento mais seguro e responsável no trânsito, tendo como objetivo a preservação da sua própria vida e a dos demais cidadãos.

logoamarelo

De acordo com um estudo da OMS – Organização Mundial da Saúde,  três mil vidas são perdidas por dia nas estradas e ruas, sendo a  nona maior causa de mortes no mundo. Se nada for feito, a OMS estima que 1,9 milhão de pessoas devem morrer no trânsito em 2020 e 2,4 milhões, em 2030.

Quer saber mais e/ou ser parceiro do movimento? Link: http://maioamarelo.com/

 

Dia Laranja – pela eliminação da violência contra mulheres

O dia 25 de cada mês é considerado o DIA LARANJA, que marca a campanha da ONU pela eliminação da violência contra as mulheres.  Em todo o mundo, as  agências das Nações Unidas e organizações da sociedade civil utilizam os dias laranja para dar mais visibilidade às questões que envolvem a prevenção e a eliminação da violência contra mulheres e meninas.

1535082_843167969065965_1780965847930985776_nNo Brasil, está sendo divulgado um aplicativo desenvolvido pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, em parceria com a ONU Mulheres e a Embaixada Britânica, que visa ajudar as mulheres que sofreram algum tipo de violência, bem como as pessoas e profissionais que trabalham com estas vítimas. É o Clique 180.

Através do aplicativo é possível obter:

  • Informações sobre os tipos de violência contra as mulheres;
  • A localização dos serviços da Rede de Atendimento e a rota para chegar até eles;
  • Um passo a passo detalhado sobre como agir e que tipo de serviço procurar em cada caso de violência contra as mulheres;
  • Um botão para ligar diretamente para o 180 (a Central de Atendimento à Mulher para informações e denúncias);
  • A Lei Maria da Penha;
  • Uma ferramenta colaborativa para mapear os locais da cidade que oferecem riscos às mulheres.

Para acessar  e baixar o aplicativo: http://clique180.org.br/

Conheça o Projeto “Pegaí – Leitura Grátis”

Uma linda iniciativa que surgiu aqui na minha cidade de Ponta Grossa/PR –  é o Projeto “Pegaí – Leitura Grátis”. De origem não governamental e sem finalidade lucrativa,  o projeto é mantido por um grupo de voluntários apaixonados pela leitura e visa incentivar a doação de livros, os quais são catalogados e compartilhados em estantes permanentes localizadas em pontos públicos.

Desta forma, estas obras antes guardadas,  saem das estantes e passam a fazer parte da vida das pessoas. Os leitores podem escolher gratuitamente e sem cadastro, qualquer livro que desejarem para ler e podem levar o exemplar para casa, mas com o pedido de que o livro seja devolvido para que possa continuar no projeto.

O Projeto Pegaí aceita a doação de livros novos ou usados do gênero literário, ou seja, poesia, soneto, romance, crônicas, contos, ensaios e todos os tipos de literatura. Qualquer pessoa, de qualquer lugar do país ou do mundo pode doar, seja através dos pontos de coleta disponíveis na cidade ou através de envio postal.

Continue lendo...

Boato da aposentadoria aos 85 anos

Circula na internet uma série de postagens de pessoas indignadas com uma proposta do governo para mudar a idade mínima da aposentadoria para 85 anos (mulheres) e 95 anos (homens). Já assisti  vídeos de pessoas muito bravas, com xingamentos e  palavrões utilizados para expressar suas insatisfações com esta proposta que,  se fosse real, seria mesmo muito ridícula. Mas de onde surgiu esta ideia? Da falta de  entendimento  sobre uma  discussão que está realmente acontecendo sobre a substituição do fator previdenciário pela “fórmula 85/95″.

Entretanto, importante ressaltar que  “85/95” não corresponde à idade e sim  à uma fórmula composta pela somatória do tempo de contribuição previdenciária do trabalhador + a idade do contribuinte, que deve totalizar 85 pontos para mulheres e 95 pontos para homens.

Continue lendo...

Calendários 2015

Já é tradição do blog postar calendários para imprimir. Então aí estão  os modelos de 2015, com as homenagens ao lindo Salto de S.Rosa localizado em Tibagi-PR e à Araucária, árvore símbolo do Paraná e ameaçada de extinção. É só baixar, imprimir e utilizar.

Cola para as eleições

Precisando daquela  colinha básica para escrever  o número de seus candidatos  e não esquecer nada na hora do voto?

Então aí está.

Clique na imagem para abrir em tamanho ampliado, salve e imprima.

Não esqueça de anotar direitinho o número de seus candidatos escolhidos.

Bem Vindo!
É com imensa alegria que recebo sua visita em meu blog.
Fique à vontade, navegue pelos artigos e páginas e deixe seus comentários.
Meu perfil:

Sandra R. Wichert Cisco
Ponta Grossa - PR
E-mail para contato: contato@hpbysandra.com.br

Página pessoal criada em 2004, repaginada em 2015.

Banner
banner_3
Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por email.

Estatísticas
Visitas hoje: 159
Visitantes online: 0
Seu IP:54.80.89.146
Em 2015:
84.096 visitas

Em 2016:
92.432 visitas
Artigos por categoria
Artigos sugeridos
Banner da Página
Banner do Site
Previsão do Tempo
Pesquisa Bíblica
Banner
Banner
Versículo Diário
Então, ou seja eu ou sejam eles, assim pregamos e assim haveis crido. (1 Corintios:15:11)
Calendário
junho 2017
D S T Q Q S S
« jan    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930